Secret weapon how to promote your YouTube channel
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

12 coisas no Brasil que mais chocam os russos

Follow
Russo com Yulia

Existem muitas diferenças entre o Brasil e a Rússia! Nesse post, vou te contar as coisas que mais me chocaram quando vim da Rússia para o Brasil. Confira!

CURSO DE RUSSO COMPLETO:
https://russocomyulia.com/irussotra...

INSTAGRAM:   / irusso_idiomas  
TELEGRAM: https://t.me/russocomyulia
FACEBOOK:  / irussoidiomas  
WEBSITE: https://www.russocomyulia.com

As coisas mais chocantes no Brasil para uma russa
Grande oferta de sucos naturais
Pode até parecer bobo, mas o Brasil oferece muitos sucos naturais! E não estou falando só sobre opções de marcas ou de lanchonetes especializadas nisso. Estou falando de frutas também!
As opções de frutas que você pode tomar no Brasil (de maçã e uva à graviola e acerola) são vastas. Além disso, o costume de tomar sucos naturais, extraídos na hora da fruta, foi uma das principais diferenças que eu senti aqui. Nada como na Rússia!
Bolos doces demais
Os brasileiros colocam açúcar demais nos bolos (pelo menos para os russos). De modo geral, os doces russos são menos doces que os do Brasil. Então, você já pode imaginar a surpresa de um russo comendo um bolo brasileiro pela primeira vez!
Falta luxo nas igrejas, mas sobra alegria
Na Rússia, você se acostuma a associar as igrejas com um certo luxo. Na verdade, quase sempre você espera ver adornos de ouro, lindos enfeites e as cada peça mais chique que a outra!
No Brasil, essa expectativa é quebrada. As igrejas não têm o mesmo capricho, ou são muito mais simples. Apesar disso, as igrejas brasileiras não deixam a desejar no quesito alegria!
As missas brasileiras são mais animadas e a gente é muito mais alegre nas celebrações religiosas. Na Rússia, a atmosfera é mais pesada e inspira mais sofrimento e arrependimento.
Felicidade geral
Continuando meu raciocínio do último tópico, a alegria quase incondicional dos brasileiros com certeza chocam muitos russos! Nesse país, posição social e trabalho não impactam a felicidade das pessoas.
Além de sempre felizes, os brasileiros são mais abertos, acessíveis e sorridentes.
O costume de bater um papo com estranhos na rua é muito surpreendente para alguém da Rússia. Aqui, eu converso com as moças no caixa do supermercado, com os rapazes que me vendem esfirras, o que eu não fazia muito na Rússia!
Brasileiros usam fio dental em qualquer lugar
Um dos costumes culturais do Brasil que me deixam chocada até hoje é o fato de os brasileiros usarem fio dental em qualquer lugar. Qualquer russo se impressiona vendo como é comum as pessoas escovarem os dentes no trabalho, ou até nos banheiros públicos. Há brasileiros que levam rolos de fio dental na mochila, ou que deixam até no carro para usar depois de comer em restaurantes!
Crianças escovam os dentes nas escolas
Continuando o tema dental, eu também achei incrível como as crianças são encorajadas a escovar os dentes na escola!
Sim, na Rússia, você só escova os dentes em casa!
Beijos e abraços sem fim
Brasileiros não economizam contato físico! Isso em si já é chocante para os russos.
Mas uma das coisas com que eu mais levei tempo para me acostumar foi a necessidade de cumprimentar todos em festas. Ou seja, você precisa abraçar e beijar uma festa inteira duas vezes, uma na chegada e outra na saída! Chocante!
Brasileiros não dão presentes no Ano Novo
Na Rússia, presentear amigos e familiares na noite do dia 31 de dezembro é um costume muito enraizado. É até mesmo obrigatório. No Brasil, nem se fala nisso!
Tratamento cortês demais!
No Brasil, eu notei que é muito comum as pessoas se dirigirem às mulheres com expressões carinhosas demais. Exemplos são “querida”, “meu anjo” e “flor”.
Não só é comum, como elas se aplicam em todas as situações, seja no banco, na loja ou no supermercado. Não existe esse tipo de proximidade imediata na Rússia.
Aniversariante sem presentes
Uma das coisas que não se vê na Rússia são festas em que o aniversariante não ganha presente. No Brasil, eu achei elas bem comuns. Ao invés de presentear, os amigos se oferecem para pagar a comida. Enquanto isso, na Rússia, sempre quem paga é o aniversariante.
Avô e Avó
É incrível como brasileiros conseguem perceber diferenças na pronúncia entre as palavras “avô” e “avó”. Se você falar as duas para um russo, ele com certeza não vai entender a diferença!
Pontualidade zero!
Na Rússia, não faz sentido chegar atrasada para uma festa. Se você marcar às 17, é esperado que até 17:05 você tenha chegado.
No Brasil, é completamente diferente. Se você marcou uma festa às 17, você só começará a tomar banho e a se arrumar às 17! É chocante ver como os brasileiros até se planejam para isso: “vou marcar às 17 para começarem a chegar às 18”!

posted by makadamomit