Secret weapon how to promote your YouTube channel
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

7 ERROS NA HORA DE COMPRAR SEU VINHO.

Follow
Apaixonado por Vinhos

Alguns erros eu cometi quando estava iniciando no mundo do vinho e outros eu vejo muitos cometerem.

00:00 Iniciantes.
Eu já errei, e muito, ao comprar vinho, e vou contar para você 7 erros ao realizar uma compra de vinho.

01:01 Preconceito.
Algo que faz mal para a vida de forma geral e também para o consumo do vinho, é o preconceito. Vamos entender: preconceito é uma ideia que você forma sobre alguma coisa sem conhecer verdadeiramente essa coisa. Um preconceito que eu tinha era: “Eu não bebo vinho argentino.” Assim, por muito tempo, me privei de beber os maravilhosos vinhos Argentinos, que realmente são bons.
Não tenha preconceito em relação a origem do vinho, isto é, ao país ou à a região. Não tenha preconceito com vinho branco ou rosé. Não tenha preconceito com uvas.
Você até pode não ter gostado de um vinho de determinada região ou de certa uva, mas, a partir uma experiencia desagradável não pode dizer que todos são ruins. É um exagero. O prejuízo é seu, pois você está ser privando de bons vinhos.

03:33 Consumir só um tipo de vinho.
Segundo erro é ficar muito tempo consumindo somente um tipo de vinho, ou a mesma uva. E o que é pior, ficar somente com três ou quatro rótulos e não variar. Não faça isso. Vinho não é casamento. Eu só comecei a progredir no aprendizado da degustação quando me arrisquei em provar novos rótulos, novas uvas, novas regiões. O segredo para você evoluir na degustação de vinhos é ter a mente aberta para experimentar novos vinhos.

04:59 Safra antigas.
O Terceiro erro que cometi quando iniciei no mundo do vinho foi garimpar no supermercado e em lojas os vinhos de safras mais antigas. Sabe qual foi a consequência? Comprei muito vinho em mau estado, que já estava perdendo as suas características.
Eu já falei diversas vezes no canal: a história de que vinho velho é melhor é meio um mito. 95% de todos os vinhos são produzidos para serem consumidos jovens, entre dois a cinco anos, principalmente os vinhos baratos, até cem reais. Mas preste atenção, não erre mais, vinhos simples já saem prontos para serem consumidos e se ficarem muito tempo na garrafa, não melhoram, antes perdem as suas características.

06:58 Tampa de rosca.
Quarto erro que cometi e sei que muitos estão cometendo este mesmo erro, é não comprar vinho com tampa de rosca, sob alegação de que são vinhos de segunda categoria, de má qualidade. Você pensa assim? Então, preste atenção. Não é verdade! A vedação da tampa de rosca é tão eficiente quanto a rolha e os vinhos jovens que mencionei a pouco, que não melhoram com o passar dos anos, podem ser vedados com tampa de rosca. Inclusive estes podem ser guardados na posição vertical.

08:48 Só vinho caro é bom.
Vamos a outro extremo, para aqueles que podem gastar um pouco mais em uma garrafa de vinho e pensam que somente vinho caro é bom. Isso também não é verdade. Há vinho bom em toda a faixa de preço.

10:37 Vivino.
O Sexto erro ao comprar vinhos que tenho visto muito por aí, em lojas de vinhos, supermercados e até restaurantes, é a consulta ao aplicativo Vivino para ver a nota do vinho e estabelecer uma nota mínima abaixo da qual você não compra o vinho. Por exemplo, não compra vinhos abaixo de 4 pontos, ou 3,5 pontos. Não faça isso. Eu explico: O Vivino é uma rede social onde milhares dão notas aos vinhos. Se você ler as descrições verá que a maioria não tem a mínima noção do que está dizendo.

12:53 Reserva e Reservado.
O sétimo erro ao comprar vinhos está na confusão de que Reserva é um vinho que passou por barrica de carvalho, ainda, que o vinho Reservado seria um Reserva. Na maioria dos países ou regiões não há exigência de que o vinho passe por barrica de carvalho para constar no rótulo a expressão Reserva. Bastando, tão somente, que o vinho tenha permanecido maturando algum tempo no produtor antes de ser lançado no mercado e esta maturação pode ser em tanque de inox, tanque de cimento ou na garrafa, por exemplo.
O pior erro, ainda, é confundir vinho Reservado com Reserva. Reservado é um vinho jovem e simples, isto é, é um vinho que ao ficar pronto, é engarrafado e lançado no mercado e deve ser consumido o mais rápido possível. Não passa por barrica de carvalho e muito menos fica maturando no produtor.

16:26 Não paga nada.
Espero que a partir deste vídeo você melhore a forma como faz a suas compras de vinho.

Créditos das imagens:
Vinho velho: de Захари Минчев por Pixabay
Mãos com algemas: Mike por Pixabay


Sou Mauricio Ferreira, um Apaixonado por Vinhos, e minha missão é levar o conhecimento sobre o mundo do vinho de forma simples e descomplicada.
Sou Certificado pela Wine & Spirit Education Trust WSET, Nível 3, e pela
Wine Scholar Guild, no French Scholar Wine FWS, um curso aprofundado sobre vinhos da França.

posted by jauhw3