Grow your YouTube views, likes and subscribers for free
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

A imperatriz e o medico inglês como Catarina a Grande desafiou um vírus mortal

Follow
Paulo Rezzutti

Imaginem uma época em que doenças que hoje estão desaparecidas eram comuns e apareciam em ondas epidêmicas, uma época em que não existia nem plano de saúde e nem sistema público de saúde. Era uma época em que os médicos que atendiam os reis achavam que se você se envolvesse em um tecido vermelho, por exemplo, você ficaria curado da varíola. Nessa época, a cura e a superstição andavam juntas, de mãos dadas e a morte era democrática, ela visitava das vielas mais pobres aos mais ricos palácios, ceifando vidas, dizimando tanto aldeias inteiras quanto dinastias.

Dentre essas grandes epidemias, uma das piores era a da varíola. Acreditase que ela tenha matado mais de 60 milhões de pessoas ao longo dos séculos e desfigurado e cegado outros milhares. A rainha Elizabeth I da Inglaterra escapou por pouco de morrer dessa doença em 1562, ela ficou com marcas no rosto que disfarçava com a maquiagem pesada. Pior sorte teve o imperador José I do Sacro Império Romano Germânico, que morreu de varíola em 1711 enrolado em 20 metros de tecido de lã inglesa vermelha que os médicos achavam que podia ajudar na cura.

Em contraste com o imperador José I, nós vamos ter a imperatriz Catarina, a grande da Rússia, que quase 60 anos depois da morte do austríaco, seria uma das primeiras soberanas a se vacinar contra a varíola. Também, ao contrário dos médicos que acreditavam que a cura do paciente dependia de mantêlos aquecidos e enrolados em tecido vermelho, surgiu um doutor inglês chamado Thomas Dimsdale, que estudou a doença e lançou uma obra chamada “O método atual de inoculação para a varíola” que chamou a atenção da imperatriz da Rússia.

A história desses dois personagens, Catarina, a Grande e o dr. Dimsdale, é a história real de um encontro íntimo, secreto, perigoso e profundamente físico. Mas não se trata de uma história de amor e nem de sexo.

O livro encontrase a venda em várias livrarias, e na internet vocês a encontram na Amazon: https://www.amazon.com.br/imperatriz...

Para ajudar o canal:
Pix: [email protected]
Tornese membro do Clube do Canal
   / @paulorezzuttiescritor  
** INSCREVASE NO CANAL: http://goo.gl/vjSyge **
*** PARA COMPRAR MEUS LIVROS E PRODUTOS:
https://www.casadosmundos.com.br/cata...
+++MINHAS OUTRAS MÍDIAS+++
Twitter:   / paulorezzutti  
Instagram:   / paulorezzutti  
Facebook:   / prezzutti  
#PauloRezzutti #HistoriaNaoContada

posted by janzenistjz