15 Free YouTube subscribers for your channel
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

A TOMADA DE MONTESE: A FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA NA ITÁLIA - Viagem na História

Follow
Viagem na História

Em nosso roteiro pelos caminhos da FEB, chegamos a Montese.
Montese é uma comuna italiana da região da EmíliaRomanha, província de Modena, com cerca de 3 172 habitantes.
O vilarejo foi palco da Batalha de Montese, travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre os dias 14 e 17 de abril de 1945, como parte da Ofensiva Aliada Final na Campanha da Itália, quando a região estava ocupada pelo exército nazista. As forças combatentes eram, de um lado, soldados de infantaria da Força Expedicionária Brasileira, que contava com alguns veículos blindados próprios, com o reforço de carros de combate norteamericanos; e de outro, tropas alemãs nazistas de infantaria e artilharia, alojadas em casamatas e trincheiras.
Ainda hoje é possível encontrar ruínas de posições militares alemãs na região. No vilarejo encontrase o Museu Histórico de Montese, que conta a história de como se deu a liberação da cidade em relação à ocupação nazista por ação do exército brasileiro.
Os cidadãos do município, em agradecimento às tropas vencedoras, homenagearam os soldados brasileiros batizando uma praça com o nome de "Piazza Brasile". Além disso, o hino da Força Expedicionária é aprendido e entoado pelas crianças da região até a atualidade.
Os alemãs chegaram em Montese ao término do verão de 1944, procedentes do front na Toscana, por odem da sala de guerra do comando alemão, pois a primeira Linha Gótica tinha sido quebrada pelos ataques do Quinto Exército nos passos do Giogo e da Futa. Em novembro, no setor entre a região de Bolonha e de Modena chegaram os soldados brasileiros da Força Expedicionária Brasileira, a FEB. Em janeiro de 1945, com a chegada da 10a divisão de Montanha dos EUA, começaram a ser desdobrados os planos para a ofensiva final contra a Linha Gótica. Os ataques contra as defesas alemãs em 18 e 19 de fevereiro nos cumes de monte Belvedere obtiveram êxito e, dentro de poucos dias, os norteamericanos liberaram Iola e os “pracinhas” brasileiros se posicionaram em frente das defesas de Montese. Após ter consolidado as posições, em 14 de abril o 5º Exército lançouse na projeção final em direção de Bolonha e da planície do rio Pó. A FEB conduziu o ataque contra Montese, que foi tomada após de um intenso bombardeio e de combates casa a casa. Nos dias subseqüentes a artilharia alemã bombardeou sem parar a localidade e, após de outros combates sangrentos, os brasileiros conquistaram o monte Buffone, até obrigar os alemãs a se recuarem também de Montello. Uma vitória marcante ainda hoje na segunda guerra mundial.
Nesse vídeo narramos a história da FEB, um feito marcante em nossa história militar e fazemos nossa visita à Montese hoje, mostrando a ligação dos italianos com a Força Expedicionária Brasileira até os dias de hoje e as marcas da batalha ainda visíveis na cidade, em nosso roteiro de turismo histórico.
#historiamilitar #saladeguerra #feb


Seja membro deste canal e ganhe benefícios ► https://bit.ly/_SejaMembro

▼ Viaje conosco e conheça lugares incríveis:

Telefone/WhatsApp: (35) 984049918
Email: [email protected]


▼ REDES SOCIAIS:
➜ Instagram   / viagemna_historia  
➜ Facebook   / sacredground  

.

posted by Weissetaumump83