Buy real YouTube subscribers. Best price and warranty.
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

A Vitória Fantástica de Portugal | Os espanhóis nem querem ouvir falar !

Follow
Cavaleiro do Tempo

No auge da Guerra dos 7 anos, Espanha adere ao Pacto de Família e integra a coligação que se opõe à GrãBretanha. Para asfixiar economicamente o poderoso reino da GrãBretanha, a França tenta fechar os portos europeus ao comércio com esse país.
No começo do ano de 1762, a França, com o apoio da Espanha, tenta pressionar Portugal a aderir ao Pacto de Família. Como os portugueses não acedem a quebrar a sua antiga aliança com os britânicos, Espanha invade Portugal, no dia 5 de maio de 1762, pela região de TrásosMontes. Uns dias depois, conquistam Miranda do Douro, após destruírem a fortaleza, Bragança e Chaves.
Os espanhóis pareciam imparáveis, até a população portuguesa se revoltar massivamente e começar a infligir pesadas baixas no inimigo. Assaltados pela fúria de toda uma população sublevada, que lhes dificulta a manutenção das linhas de abastecimento, os espanhóis não têm alternativa a não ser a retirada.
Em Julho de 1762, Espanha realiza uma nova tentativa e invade, com o auxílio de alguns milhares de soldados franceses, a região centro de Portugal. Desta vez, os portugueses estão mais preparados e, com o apoio de alguns milhares de aliados britânicos, sob a liderança do alemão Conde de Lippe, infligem uma pesada e humilhante derrota ao inimigo.
Sem ocorrer uma única grande batalha e apenas com ataques às linhas de abastecimento e "raides" às forças invasoras , os soldados portugueses, os populares e os aliados britânicos destroem, quase na sua totalidade, o exército invasor.
Por tudo isso, este episódio pouco conhecido da História Portuguesa ficará popularizado como a Guerra Fantástica.

Ficha Técnica:
Pesquisa e Roteiro André Coutinho
Edição e Locução André Coutinho
Contacto [email protected]

Imagens:
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...

vídeos:
pexels.com
pixabay.com
Excertos de Sharpe's Rifles de Tom Clegg (1993)

Músicas:
The British Grenadiers traditional song – banda sonora do filme "Barry Lyndon" de Stanley Kubrick (1975);
Marcha «Região Militar do Centro». Banda Sinfónica do Exército, Ten. Cor. Reginaldo Neves;
Marcha Real Fusilera;
Ordenanzas Carlos III Ataque o Carga;
Ordenanzas Carlos III Misa;
Ordenanzas Carlos III Marcha Granadera.

Referências:
General António Eduardo Queiroz Martins Barrento (2006). Os Planos da Guerra Fantástica. in Revista Militar. Maio de 2006;
Araújo, Jorge Filipe Pereira de (2020). A guerra na fronteira mirandesa durante a Época Moderna: da Guerra da Aclamação à Guerra Fantástica.
Tese realizada no âmbito do Doutoramento em História, orientada pelo Professor Doutor António Barros Cardoso e coorientada pelo Professor Doutor Carlos Alberto Brochado de Almeida.Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
Oberacker Junior, C. H. João Henrique Böhm, o fundador do exército brasileiro. Revista de História, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 339358, 2015. DOI: 10.11606/issn.23169141.rh.1959.107500. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistor.... Acesso em: 23 set. 2023.;
https://ahmexercito.defesa.gov.pt/de...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_....

posted by ikerx4