Buy real YouTube subscribers. Best price and warranty.
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

Afinal - CABO DE ALUMÍNIO em residências PODE ou NÃO?

Follow
Engehall Elétrica

Instagram MEGATRON https://www.instagram.com/p/CjIU1eVN3...

Facebook MEGATRON https://www.facebook.com/megatronfios...

⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
https://eletr.co/aula?utm_content=yt1...


COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL
Juntese à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais.
https://eletr.co/falaeng?utm_content=


Gostou desse vídeo?
✔ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔ Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links


Afinal CABO DE ALUMÍNIO em residências PODE ou NÃO?

Antes de começar nossa aula, um Alerta de oportunidade eletrizante!
A Megatron fios e cabos, parceira do nosso canal, está realizando uma grande promoção!
A Torcida Mega Eletrizante!
Todo mês tem sorteios nas redes sociais da Megatron, segue ela lá, vou deixar o link oficial fixado na descrição!
E tem mais, no final do ano, pra você acompanhar os jogos da Copa do Mundo sossegado, a Megatron vai sortear duas TVs de 42 polegadas!
Para participar é só se cadastrar no link que está na descrição do vídeo!

Fica de fora não meu querido!

Mas voltando ao nosso assunto, sobre a proibição do uso de cabos de alumínio em residências, é uma questão complicada, pois na prática em alguns casos ele é muito usual, inclusive eu já usei e mostrei aqui no canal, enfim… Primeiramente vamos ver o que a NBR 5410 cita sobre o uso de condutores em alumínio.
O item 6.2.3.7 cita que “Os condutores utilizados nas linhas elétricas devem ser de cobre ou alumínio, sendo que, no caso do emprego de condutores de alumínio, devem ser atendidas as prescrições de 6.2.3.8.”

Então vamos conferir o que cita este item. O item 6.2.3.8 cita que “O uso de condutores de alumínio só é admitido nas condições estabelecidas em 6.2.3.8.1 e 6.2.3.8.2.” Vamos ver o que citam estes itens:

6.2.3.8.1 Em instalações de estabelecimentos industriais podem ser utilizados condutores de alumínio, desde que, simultaneamente:
a) a seção nominal dos condutores seja igual ou superior a 16 mm2,
b) a instalação seja alimentada diretamente por subestação de transformação ou transformador, a partir de uma rede de alta tensão, ou possua fonte própria, e
c) a instalação e a manutenção sejam realizadas por pessoas qualificadas (BA5, tabela 18).

Vamos ver quem são estas pessoas qualificadas. Bom, segundo a tabela 18, pessoas qualificadas são as “Pessoas com conhecimento técnico ou experiência tal que lhes permite evitar os perigos da eletricidade (engenheiros e técnicos)”

Até concordo que a manutenção seja feita por pessoas qualificadas mesmo, pois o calcanhar de aquiles da utilização do cabo de alumínio é a parte das conexões. Elas devem ser perfeitas, pois o alumínio em contato com o ar gera uma camada de óxido de alumínio, ou alumina, que acaba se tornando uma resistência à passagem de corrente elétrica, e dependendo do caso pode ser até um isolante.

Um outro fator é que não podemos fazer uma conexão entre o alumínio e o cobre diretamente, pois irá gerar um fenômeno conhecido como corrosão galvânica, aumentando a resistência da conexão.

Então não adianta muito cobrar de um leigo caprichar numa “emenda” dessa que vai dar problema se não for bem executada!
E aqui pra nós né….
Se não tivéssemos o famoso fator ZF nas instalações tudo seria mais fácil rsrs…
Fator ZF André? Que trem doido é esse?”
O fator ZF meu querido é o fator Zé Faísca.
Esse aí é famoso na área elétrica, rsrsrs anota mais essa pérola da Engehall #fatorZF rsrs

Mas voltando, vimos o trecho que fala sobre cabo de alumínio nas indústrias, agora vamos continuar a leitura. No item…

6.2.3.8.2 Em instalações de estabelecimentos comerciais podem ser utilizados condutores de alumínio, desde que, simultaneamente:
a) a seção nominal dos condutores seja igual ou superior a 50 mm2, isso aqui já muda na indústria é mínimo 16mm², pra comércio é 50mm²
b) os locais sejam exclusivamente BD1 (ver tabela 21) e
c) a instalação e a manutenção sejam realizadas por pessoas qualificadas (BA5, tabela 18).

Ok, até o momento então falouse apenas de estabelecimentos industriais e comerciais, nada sobre residências, o que infelizmente deixa subentendido de que “não se pode usar alumínio em residências”, só que reforço a norma não tem um trecho falando “é proibido usar e nenhum também que fala diretamente que pode, fica no ar isso né, mas aí na letra B deste último item, fala “locais BD1 (Ver tabela 21)” .

posted by quis828nn