Secret weapon how to promote your YouTube channel
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

Batalha Naval de Diu | Batalha

Follow
CCM - Comissão Cultural de Marinha

A 3 de fevereiro de 1509 deuse o confronto naval ao largo de Diu, a norte da Índia, que opôs a armada portuguesa, sob o comando do ViceRei da Índia D. Francisco de Almeida, a uma frota egípcia, guzerate e otomana.

D. Francisco de Almeida, motivado pela vingança da morte do seu filho e para salvar a presença portuguesa no Índico, vai fundear à entrada do porto de Diu a cerca de 1 km do inimigo. Pela manhã do dia 3 de fevereiro de 1509, com o vento e a corrente favorável, os navios portugueses, ao sinal da nau capitânia, a Flor de la Mar, iniciam a deslocação. A tática de ataque passou pela abordagem aos navios inimigos. Nesta sequência, os navios portugueses foram entrando sob o fogo das fortalezas. A nau taforeia Grande, capitaneada por Pêro Barreto, teve uma ação decisiva, ao colocar fora do combate a nau capitânia egípcia, e o líder das forças inimigas, MirHocem.

Entretanto, apenas a nau portuguesa Santo Espírito foi atingida, mas continuou a navegar e em combate. Por fim, a Flor de la Mar, logo que entrou no porto interior, foi percorrendo o cenário da batalha, para que o vicerei pudesse observar o desenrolar dos combates, e a vitória portuguesa.


Saiba mais no site no Museu de Marinha: https://ccm.marinha.pt/pt/museu

posted by partiefunve