YouTube doesn't want you know this subscribers secret
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

CALORIMETRIA: CALOR SENSÍVEL E CAPACIDADE TÉRMICA | Resumo de Física para o Enem

Follow
Curso Enem Gratuito

Ebook gratuito com o que mais cai em Matemática e Ciências da Natureza no Enem: http://bit.ly/35OYaeg

O que é capacidade térmica de um corpo? O que é calor específico de certo material? E calor sensível? Vem que o professor Marcelo te explica esses conceitos :D

Conheça nosso curso gratuito: https://goo.gl/2rebsa

Aula escrita deste conteúdo: https://cursoenemgratuito.com.br/capa...

Descrição do vídeo:

00:00 E aí, pessoal, tudo bem? Na aula de hoje, vamos estudar um pouquinho sobre calorimetria. Vamos entender o que o acréscimo de calor em uma substância faz com essa substância. A gente já estudou em outro momento a diferença entre temperatura e calor, se você não viu ainda o vídeo sobre escalas termométricas, corre pra assistir:    • ESCALAS TERMOMÉTRICAS: COMO MEDIR A T...  

0:20 Quando eu forneço calor para uma substância, duas coisas podem acontecer com ela. Primeiro, ela pode aquecer quando recebe uma quantidade de calor; e depois ela pode inclusive mudar de fase. Por exemplo, a água no estado líquido quando recebe muita energia pode passar para o estado gasoso (vapor de água). E essas quantidades de calor que servem para aquecer uma substância e fazer ela mudar de fase, acabam recebendo nomes distintos. O calor que faz a água somente aquecer é chamado de calor sensível. E o calor que faz essa água mudar de fase é chamado de calor latente (que vamos trabalhar em outra aula).

1:00 O calor sensível atua somente durante a variação de temperatura de um objeto. Enquanto eu tô fornecendo calor e a temperatura do objeto sobe, o que tá 'em jogo' ali é o calor sensível. E como é que se calcula essa quantidade de calor sensível? O calor sensível é calculado pela fórmula Q (quantidade de calor sensível) = m x c x variação da tempratura. Essa fórmula costuma ser chamada pela galera de "quemacete" :D

1:44 O m é a massa em gramas; a variação de temperatura é a temperatura final menos a temperatura inicial (medida em graus celsius); e por último temos o calor específico representado pela letra minúscula c. É uma característica do objeto, cada objeto vai ter o seu calor específico diferente, associado a interação molecular das partículas de cada corpo.

3:27 Continuando a aula, agora vamos aprender outra grandeza, chamada capacidade térmica. Ela representa para a gente a ideia de quanta energia é necessário fornecer para um objeto para variar a temperatura dele. Só que agora vamos ver que essa característica é macroscópica, é uma característica do objeto em si. A capacidade térmica é a quantidade de calor necessária para variar em 1ºC a temperatura de um objeto.

4:04 E como se calcula a capacidade térmica? Por C = Q (quantidade de energia que faz variar a temperatura de um objeto) / variação de temperatura. Como essa capacidade térmica é uma característica macroscópica, é possível analisar ela pelo seu oposto (o c minúsculo, microscópico). A relação fica: C = m x c.

5:26 Finalização da aula. Não esquece de deixar o likezão e se inscrever no canalzito \o/ Até a próxima!

GOSTOU DO VÍDEO?
// Inscrevase no canal
// Dá um joinha
// Deixe seu comentário
// Compartilhe com os amigos

REDES SOCIAIS
// FACE /cursoenemgratuito/
// INSTA @cursoenemgratuito
// TWITTER @enemgratuito

Música da vinheta: "Summer" Royalty Free Music from Bensound

O Curso Enem Gratuito é um canal independente de difusão de conteúdos de apoio à aprendizagem e de informações sobre programas e oportunidades de acesso ao Ensino Superior.

posted by stix69oa