Rock YouTube channel with real views, likes and subscribers
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

Castelo de Póvoa de Lanhoso a antiga terra de Maria da Fonte - Portugal

Follow
Lugares Encantados em Portugal

A Póvoa de Lanhoso é uma vila portuguesa, localizada na subregião do Ave, distrito de Braga.
Estas terras são habitadas desde tempos imemoriais, pelo menos desde há três mil anos antes de Cristo. No acesso ao maior monólito de granito da Península Ibérica, no cimo do qual está situado o Castelo de Lanhoso, encontrase um castro romanizado, que remonta à Idade do Cobre. O Castelo de Lanhoso tem um elevado valor histórico, sendo também o local onde as lendas dizem que D. Afonso Henriques prendeu a própria mãe, D.Teresa. O castelo medieval, Implantado sobre um impressionante maciço único rochoso, é uma das principais referências culturais e patrimoniais do concelho da Póvoa de Lanhoso. O rei D. Dinis passou foral às Terras de Lanhoso em 25 de Setembro de 1292, e o foral foi renovado pelo rei D. Manuel I em 4 de Janeiro de 1514. O Castelo de Lanhoso é a principal referência histórica e um dos exlibris do concelho. Este castelo teve importância na fundação da nacionalidade, tendo sido um baluarte da Reconquista Cristã. Nele se refugiou D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, dos exércitos de sua irmã D. Urraca que acaba por o cercar mas, perante a impossibilidade de o tomar, chega a um entendimento. Ressaltando o episódio do cerco de D. Urraca, sua meiairmã de não conseguir tomar de assalto o reduto medieval, ambas as partes findam a contenda com a assinatura do Tratado de Lanhoso, no ano de 1121. acontecimento de grande importância para a fundação de Portugal.

Nas últimas décadas do Século XII, o Castelo de Lanhoso volta a ser falado devido a um episódio de infidelidade conjugal por parte de D. Inês Sanches, esposa de D. Rodrigo Gonçalves Pereira. Este, convencido da infidelidade da esposa, manda incendiar o castelo, queimado a esposa e o seu cúmplice, e todos os coniventes com a situação.
Construído num dos períodos mais conturbados da História de Portugal, da Reconquista Cristã, o Castelo de Lanhoso subsiste ao passar dos séculos como admirável exemplar da arquitetura militar medieval, onde o imaginário das batalhas e histórias de amor e traição, aqui vividas, se sobressaem pela paz e silêncio que este local transmite.

Já em 1128, derrotada na batalha de S. Mamede, em Guimarães, D. Teresa retorna ao Castelo de Lanhoso, obrigada pelo seu filho, a caminho do exílio para a Galiza.
Com uma posição geográfica invejável e privilegiada, complementada por uma linha de muralhas, robustas e sumptuosas, na época, fizeram deste baluarte medieval o obreiro na defesa e ampliação das fronteiras do Condado Portucalense.
A monumentalidade inigualável no país e na península ibérica, emoldurado pelos vales circundantes, cuidadosamente torneados pela mão humana, torna este um dos lugares verdadeiramente únicos.

Na primavera de 1846 foi aqui que começou a revolução da Maria da Fonte. Partindo duma recusa em aceitar a nova lei de não enterrar os mortos dentro das igrejas, a sublevação popular, começada pelas mulheres, da qual se deu o nome á principal mandatária da revolução, mas que ninguém conhecia o verdadeiro nome, este mais provavelmente seria um nome fictício para designar a revolta popular no seu geral. Mas daqui conseguiu alastrarse ao resto do país inteiro, mostrando o descontentamento do povo, e conseguindo provocar a mudança do governo na época.

posted by sharkfinblogzk