Grow your YouTube views, likes and subscribers for free
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

Chuveiro de 7500W em cabo 6mm2 dá ruim? 🚿

Follow
Engehall Elétrica

LINK Aula ONLINE: https://www.cursoprojetoeletrico.com/

⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
https://eletr.co/aula?utm_content=yt1...


COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL
Juntese à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais.
https://eletr.co/falaeng?utm_content=


Gostou desse vídeo?
✔ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔ Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links


Chuveiro de 7500W em cabo 6mm2 dá ruim?

Afinal: Qual o cabo correto para eu usar em um chuveiro de 7500W?

PRIMEIRO PASSO Precisamos saber qual a corrente que este chuveiro irá consumir.

Em média um chuveiro de 7500W sempre será ligado em 220V, já que o máximo de potência encontrada para chuveiros 127V é de 5500W, isso aí já vem de fábrica tá pessoal.

Então já sabemos a potência (7500W) e sabemos também a tensão da rede (220V).

Agora vamos consultar a tabela da lei de Ohm. Queremos saber a corrente. E como temos potencia e tensão, basta substituir o P e o V na fórmula. Então temos 7500w dividido por 220V, que nos dá uma corrente de 34A.

Achado então a corrente, vamos para o SEGUNDO PASSO

Vamos na tabela 36 da NBR 5410 para conferir qual a bitola do cabo que aguenta esta corrente. Essa tabela é para cabos isolados em PVC e vamos seguir a coluna do método de instalação B1, referente a cabos embutidos na alvenaria.

Como podemos ver, no método de instalação B1 com 2 condutores carregados (afinal é 220V pode ser fase e fase ou fase e neutro), o cabo recomendado para ser usado que suporta 34A é o cabo de 6mm2, já que o cabo de 4mm2 suporta 32A.

“Pronto André, então está certo! Um cabo 6mm² aguenta um chuveiro de 7500W.”

Não é bem assim meu querido!

Até agora vimos apenas 2 pontos que devemos ter atenção para a escolha correta do cabo: A corrente do circuito e o tipo de isolação do cabo. Mas não é apenas estes pontos que devemos levar em consideração. Existem outras 2 situações que são deixadas de lado: uma é a temperatura do ambiente e a outra é a quantidade de agrupamento de circuitos.

Um erro comum é achar que a temperatura ambiente é a temperatura da cidade onde vai ser feita a instalação. Não é isso! A temperatura de referência do ambiente de 30°C que encontramos nas tabelas da norma se refere à temperatura do ambiente onde a instalação está sendo feita, conforme podemos ver no item 6.2.5.3.1 da NBR 5410.

Este fator de correção de temperatura, ou FCT, é mais utilizado para indústrias e comércios, onde a temperatura costuma ser alta (por exemplo em padarias) ou baixa (por exemplo em frigoríficos). Para residências, este fator será unitário. Mas se você tiver que utilizar este fator, basta consultar a tabela 40 da NBR 5410. Lá tem os diversos valores que devemos adotar quando a temperatura for diferente de 30°. Se o chuveiro for instalado em uma padaria a 40º por exemplo, precisamos multiplicar a corrente que o cabo suporta pelo fator 0,87 para fazer essa correção, ou seja ele perde um pouco da sua capacidade de condução de corrente devido ao aumento da temperatura ambiente.

Agora vamos considerar o Fator de Agrupamento, ou FCA.
Toda vez que tivermos em um eletroduto mais de um circuito, devemos aplicar este fator.

Pow André, mas hoje em dia a gente coloca o circuito do chuveiro sozinho em um eletroduto exclusivo, direto do QDC para o chuveiro!

Hoje sim, mas antigamente não, muitas instalações antigas tem aquele monte de cabo espremido dentro dos dutos e isso gera prejuízo, olha só:

Vamos imaginar agora que, estão saindo do QDC junto com o circuito do chuveiro outros 2 circuitos no mesmo duto então temos:

Circuito 1: Iluminação cabo 1,5mm2
Circuito 2: Tomadas cabo 2,5mm2
Circuito 3: Chuveiro cabo 6,0mm2

Vamos consultar a tabela 42 da norma. Nosso método de instalação é em conduto fechado (B1) e como vimos acima temos 3 circuitos agrupados. Vejam que utilizaremos o fator de agrupamento no valor de 0,7.

então temos um FCT igual a 1 e um FCA igual a 0,7.

Então vamos voltar aos cálculos

para sabermos a corrente de projeto corrigida, utilizamos a seguinte fórmula:

Ic = Ip/(FCTxFCA)

Corrente corrigida = corrente de projeto dividido pelo fator de correção de temperatura vezes o fator de correção de agrupamento

sendo assim:

34 / (1x0,7)
34/(0,7)
Ic= 49A

posted by quis828nn