A little secret to rock your YouTube subscribers
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

Como analisar uma obra de arte?

Follow
Art Talks

Como analisar uma obra de arte?
(Dicas de profissionais, galeristas e colecionadores)
Cada um tem sua maneira única de ver a arte, mas os profissionais como galeristas, colecionadores experientes e curadores informados veem a arte de maneira muito diferente do que o resto de nós.
No video de hoje eu vou te dar dicas de como olhar uma obra de arte como um profissional
Quando os profissionais olham para uma obra de arte em que eles têm interesse, o processo de inspeção é lento e metódico.
Nada é deixado de lado. Eles querem ter certeza de que os artistas levaram em conta todos os detalhes na criação e não se esqueceram de nada neste processo.
O domínio do meio e dos materiais
Um profissional espera que o artista tenha o domínio do meio e também dos materiais que ele está trabalhando.
Estamos falando sobre como os artistas têm o controle dos resultados que querem alcançar com sua arte. É isso que os profissionais experientes procuram.
Examinar e inspecionar totalmente uma obra de arte é semelhante ao que a gente faria antes de comprar um carro ou uma casa.
Mesmo que uma casa ou um carro possam parecer bonitos do lado de fora, a gente nunca compraria sem primeiro olhar o motor ou passear pela propriedade.
O mesmo tem que acontecer com a arte.
A única maneira de saber com certeza exatamente o que estamos comprando é primeiro "dar uma olhada aprofundada".
Para começar, os profissionais estudam o quadro inteiro, não apenas as partes que interessam aos artistas e que eles querem que todos vejam.
Cada aspecto do trabalho, desde os pontos focais até a parte superior, extremidades e bordas merecem uma atenção cuidadosa.
Tudo conta, porque, mais cedo ou mais tarde, não importa quem você seja ou quanta experiência você tem olhando, você vai acabar conhecendo a sua arte em casa e vai terminar vendo coisas que deveria ter visto no momento da compra.
Proprietários de galerias, por exemplo, esperam que a arte que eles mostram seja perfeita e querem que continue assim.
Descobrir que um artista cometeu um erro na produção de uma obra meses depois nunca, é bom.
É por isso que profissionais experientes passam tanto tempo inspecionando a arte que estão interessados.
Eles querem ter certeza de que nada está errado.
Eles não querem compradores, colecionadores, críticos ou qualquer outra pessoa voltando para eles e apontando questões ou problemas.
Isto acontece entre galeristas e colecionadores? Sim, o tempo todo, mas não deveria em um sistema de arte profissionalizado.
Entre outras coisas, os profissionais procuram ver se o artista considerou todos os aspectos de uma composição.
Os profissionais também procuram ver se alguma área foi retrabalhada ou sobrecarregada, ou que o artista não conseguiu resolver.
Eles procuram por sinais de que os artistas não tinham certeza do que estavam fazendo ou se perderam no processo ou decidiram fazer mudanças no meio do caminho.
Eles procuram detalhes que não parecem fazer sentido em relação ao conjunto da obra.
Tudo precisa de um propósito, e parecer como deveria ser.
Por exemplo,
Em pinturas de retratos, alguns artistas acham que ninguém vai prestar atenção nas mãos ou nos fundos pintados de forma simples que não estejam nas áreas centrais da obra.
Mas os profissionais prestam atenção, e você também pode fazer isto.
Os profissionais vão além daquela parte do amor à primeira vista e se concentram em olhar para toda a obra.
Se você for um artista, é seu trabalho garantir que o amor pela sua obra dure.
Então, agora que a obra foi aprovada, na parte da beleza e não tem falhas perceptíveis, os profissionais agora passam para a parte técnica,
O meio, os materiais e a construção.
Materiais baratos são sempre um problema, como telas que não podem ser esticadas à medida que envelhecem ou ingredientes que podem degradar com o tempo.
Com esculturas, os materiais que lascam, amassam ou dobram facilmente podem ser um problema.
Artistas que economizam nos custos de materiais dão a impressão de que não se importam muito com sua arte, e se eles não se importam com isso, por que você se importaria?
Os materiais experimentais às vezes podem ser um problema. A longevidade é uma consideração extremamente importante com qualquer obra de arte.
Os colecionadores experientes não gostam de gastar dinheiro com obras de arte que podem se deteriorar com o tempo, a menos que tenham um conhecimento prévio e concordem com isto.
Se você é um artista e usa materiais experimentais, deve ser capaz de responder a quaisquer perguntas sobre longevidade.
É melhor você ter um bom entendimento se a sua arte vai durar ou não, ou ser capaz de explicar por que ela não foi feita para durar e o que deve acontecer ao longo do tempo.
Se você não sabe as respostas para essas perguntas, vale a pena fazer uma pesquisa e, em seguida, decidir a melhor forma de apresentar o seu trabalho.
(Veja a transcrição completa no www.arteref.com)

posted by PlaulaZottehs