Rock YouTube channel with real views, likes and subscribers
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

COMO ESCOLHER UM VINHO BOM E BARATO

Follow
Apaixonado por Vinhos

Aprenda a escolher, faça uma boa compra e seja feliz com o seu vinho.

00:00 Vamos conversar.
Sobre como comprar um bom vinho, fazendo a escolha partir do clima da região em que foi produzido.

01:44 Preço do Vinho.
A grande maioria dos amantes do vinho levam em consideração o preço na hora de fazer a compra. Uma boa compra de vinho é aquela que proporciona a você uma experiência positiva.

02:40 Velho mundo X Novo mundo
Na hora de escolher um vinho, é muito importante você saiba a diferença entre os vinhos do Velho Mundo e do Novo Mundo.
A Europa é o Velho mundo. Todo restante é Novo Mundo: Austrália, Estados Unidos, África do Sul, Brasil, Chile, Argentina, etc..
O estilo e a qualidade do vinho estão ligados ao clima, a geografia, ao solo da região onde o vinho é produzido e a forma como é produzido. É o que chamamos de Terroir. Mas para facilitar vou focar apenas no clima.

04:56 Clima Quente X Clima Frio.
O clima interfere no grau de maturação da uva. Tomando a uva tinta como exemplo, à medida que ela vai maturando, o teor de açúcar aumenta, a acidez diminui e os taninos ficam mais macios. Quanto maior o teor de açúcar da uva, maior será o teor alcoólico do vinho.

06:51 Clima Frio.
Em regiões de clima frio, onde as uvas não amadurecem tanto, como na Borgonha e Vale do Loire, na França e eno extremo norte da Itália, os vinhos tem mais acidez, taninos não tão macios e o teor alcóolico não passa dos 13,5 %. Os aromas são menos frutados e mais rústicos, lembrando notas terrosas, ervas, cogumelo.

07:57 Clima quente.
Já, nas regiões de clima quente, como na Califórnia, EUA, Mendoza na Argentina, em alguns vales chilenos, na região central da Espanha, na África do Sul e Austrália, teremos uma maior maturação das uvas e, por consequência, um vinho com uma menor acidez, taninos muito mais macios, alto teor alcoólico, podendo chegar facilmente a superar 14%.

09:49 Novas experiências
Não deixe de experimentar os vinhos de clima frio. Da próxima vez escolha um prato para harmonizar com seu vinho do velho mundo e verá que a experiência será outra.

10:56 Descobrindo seu estilo.
Você deve identificar, a partir dos vinhos que já provou, qual a sua preferência, de clima frio ou de clima quente. Vinho menos ou mais frutado, etc.. Uma vez identificada a sua preferência você pode fazer sua escolha. Mas uma dica valiosa: vá mudando gradualmente, faça testes.

12:16 Vinho brasileiro.
No Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul, que por ser a maior região produtora, consegue oferecer vinhos com melhores preços, desde de vinhos simples para o dia a dia, até vinho de altíssima qualidade. Com a alta do dólar, o vinho brasileiro está ficando competitivo com muitos vinhos importados.

13:32 Chilenos e argentinos.
Os chilenos e Argentinos são os importados mais consumidos no Brasil. Eles chegam no país com bom preço em razão da longa tradição vinícola, centenária. Ainda, em virtude da produção em grande escala, milhões e milhões de litros, o que reduz o custo de cada garrafa e, acima de tudo, porque o Brasil pratica uma política de impostos reduzidos para os países do Mercosul.

14:35 Portugal.
É possível comprar vinhos de vários países da Europa por um ótimo preço. Na maioria são vinhos simples, mas agradáveis e muito bem feitos. Não se preocupe com a uva, vários países da Europa se especializaram em blends, isto é, na mistura de castas
Destaque para Portugal, que pretende desbancar o Chile do posto de maior exportador de vinhos para o Brasil. Você encontra vinhos portugueses por um bom preço. Destaque para os vinhos das regiões do Douro, Vinho Verde e Alentejo.

16:34 Espanha e Itália.
Vinhos espanhóis chegam ao Brasil por um ótimo preço. A maior área de vinhedos do mundo é da Espanha, embora a China esteja crescendo.
Muitos vinhos Italianos também são vendidos no Brasil por um bom preço, com destaque para as regiões do Vêneto, Toscana e Puglia. Lembrando que a Puglia é uma região quente, fica ao sul da Itália e produz a uva Primitivo. Quem gosta de Malbec deve provar a Primitivo da Puglia. Os melhores são de Manduria e Salento.

18:43 França.
Os vinhos Franceses, principalmente das regiões mais renomadas, possuem os rótulos mais caros do mundo. Mas se você quer provar um vinho francês por um preço acessível, procure vinhos do sul da França, de Languedoc e Roussillon ou que esteva escrito no rótulo Pays D'oc. Tem tinto, branco e rosé. Eles têm agrado muito os brasileiros.

20:09 Conclusão.
Então, na hora de escolher seu vinho, não se esqueça de analisar a região produtora. Se é Novo mundo ou velho mundo, se é clima quente ou clima frio.

Sou Mauricio Ferreira, um Apaixonado por Vinhos, e minha missão é levar o conhecimento sobre o mundo do vinho de forma simples e descomplicada, de maneira que todos entendam.
Sou Certificado pela Wine & Spirit Education Trust WSET, Nível 3 e pela French Scholar Wine FWS, um curso aprofundado sobre vinhos da França.

posted by jauhw3