Get free YouTube views, likes and subscribers
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

CONHEÇA a REGIÃO SERRANA do CEARÁ: ARATUBA MULUNGU e GUARAMIRANGA

Follow
Nois Pelo Mundo [Oficial]

CONHEÇA A REGIÃO SERRANA DO CEARÁ: ARATUBA, MULUNGU E GUARAMIRANGA.


Depois de conhecer o litoral do Ceará fomos passar uns dias na região serrana do estado.
O estado do Ceará é extraordinário! Uma região com lindas praias e de um povo cheio de histórias, com uma cultura rica, constituída de folclore, literatura, arte e artesanato e grandes personalidades que se tornaram destaques no cenário brasileiro, seja como escritores, atores, cantores ou humoristas. Além de tudo isso, pasmem, o Ceará é marcado por uma grande diversidade composta por serras, picos, chapadas, cavernas, cachoeiras, bicas d’águas naturais e temperaturas amenas.


Fomos conhecer a região do Maciço de Baturité, que fica localizada no sertão central cearense. Está próxima a Fortaleza e, por isso, lota de turistas o ano todo – a maioria chega em busca do clima mais ameno. A região é composta por 13 municípios: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção. Sendo possível acessar as cidades por meio das rodovias: CE060, CE065 e CE356. Apenas para Ocara que o viajante chegará exclusivamente pelas rodovias BR 116/112 e CE257.

As Serras do Ceará são formadas por regiões montanhosas, com altitudes aproximadas de mil metros ou mais.

O clima das cidades serranas do Ceará variam entre 17ºC a 22ºC, e muitos turistas viajam para estes lugares em busca de tranquilidade, ar puro e proximidade com a natureza.

A Serra de Baturité fica a 106 km de Fortaleza, constituída por paisagem verde, de clima úmido, com temperatura média variando entre de 20ºC e 22ºC e mínima chegando a 17ºC.

Formada por uma faixa de Mata Atlântica transformada em Área de Proteção Ambiental, ideal para o ecoturismo.

O sopé do maciço de Baturité tem uma estrada de ferro que no passado transportava produtos hortifrúti para Fortaleza.

O maciço de Baturité foi importante pólo da cultura do café.

Neste dia nos deslocamos de Aratuba para Guaramiranga, conhecida, com certo exagero charmoso, como “a Suíça do Ceará”, passando também por Mulungu.

Aratuba

Aratuba é um município do estado do Ceará, no Brasil. Faz parte do Polo Serra de Baturité.

O topônimo Aratuba tem origem na língua tupi. Significa "ajuntamento de pássaros", através da junção dos termos gûyrá ("pássaro") e tyba ("ajuntamento").

História

As terras nos arredores de Aratuba eram habitadas por índios de origem tupiguarani, como os canindés.

Sua formação como núcleo urbano aconteceu lentamente a partir do século XVIII, com as catequeses dos jesuítas e com pessoas oriundas de Baturité e de outras regiões, notadamente do semiárido cearense, atraídos pelo clima e condições frutícolas.

Sua denominação original era Coité, depois Santos Dumont e, desde 1950, Aratuba.

Turismo

O ecoturismo é uma importante fonte de renda do município, devido às suas atrações naturais como a Reserva Ecológica de Aratuba e Reserva do Brejo.

Outra atração é a arquitetura da cidade, com as capelas do Tope e de Santa Rita, a Igreja Matriz São Francisco de Paula, a Casa de Cultura, a Casa Paroquial, o Engenho da Pindoba e a mansão da Família Pereira.

Mulungu



O Município de Mulungu, foi criado em 1890, pelo Decreto N° 029 de 23 de julho de 1890 e suprimido (cancelado) em 1899, para ser retomado no ano seguinte. Novamente extinto em 1921, teve sua restauração em 1929. Nova extinção em 1931 ficando a pertencer como distrito do Município de Pacotí/Ceará. A Lei N° 3.556 de 14 de março de 1957, definitivamente o promoveu a comuna autônoma, portanto o Município de Mulungu foi criado na data de: 14 de março de 1957.

MULUNGU está localizado na CE065 Microrregião do Maciço de Baturité em uma Área de Proteção AmbientalAPA.
MULUNGU é a denominação de uma árvore leguminosa e tratase de palavra indígena pois MULUNGU era nome dado pelos indígenas as árvores abundantes, na época, neste Município.
Essas árvores eram onde os comboieiros que vendiam seus produtos na cidade de Canindé/Ceará marcavam como ponto de encontro "no Mulungu", daí seu nome atual.


Guaramiranga



Localizada a 123 km de Fortaleza, com uma altitude de 865 metros.

Guaramiranga tem temperatura média anual entre 14ºC e 25ºC e é conhecida pelo cultivo de flores. Tem, como atrações culturais, festivais de teatro e de jazz & blues.

A cidade é formada por 80% de flora com espécies da Mata Atlântica e Floresta Amazônica.

Em Guaramiranga, encontrase o Pico Alto, com 1.114 metros de altitude, um dos locais mais altos do Estado e que possui uma vista deslumbrante de toda a região.

Guaramiranga, até a segunda metade do século XIX, era um povoado chamado Conceição, que tinha como principal produto econômico, o café. A partir de 1890 o povoado passou a ser chamado de Guaramiranga, palavra indígena que significa Pássaro Vermelho.

posted by a2k1e2vezl4