Rock YouTube channel with real views, likes and subscribers
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

D.R. NOS CONTOS DE FADAS: DIA DOS NAMORADOS DO MUNDO INVERTIDO.

Follow
Tzvetan Todorov

DOIS BEIJOS: O PRÍNCIPE DESENCANTADO
O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:
Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
Sim, minha querida princesa.
Então nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
É... querida princesa.
Você tem um castelo, é claro.
Tenho... princesa.
E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?
Trinta e seis.
Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!
Tantas assim?
Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?
Mas quarenta amas!
Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda; afinal passaramse cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... joias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepita de ouro e discos de platina!
Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...
Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.
SOUZA, Flávio de. Príncipes e princesas, Sapos e lagartos. São Paulo: FTD, 1996.

1º ANO LITERATURA: Descreva o que há de sobrenatural no conto e depois e transcreva a fala da princesa que demostre nela uma personalidade intransigente.

2º ANO PORTUGUÊS: O parágrafo final é claramente o desfecho do texto (conclusão). A resolução do príncipe foi radical e irreversível. Elabore um final menos intolerante cuja resolução se mostre mais flexível.

3º ANO LITERATURA: Os contos de fadas eram meios de ensinar as novas gerações sobre fatos da vida. Esta paródia do conto possui também esta finalidade? Justifique.

3º ANO PORTUGUÊS: No trecho: [sapatinhos de cristal e... e... joias, é claro!] o uso das reticências objetiva
a) marcar a ausência de elementos do um mesmo gênero dos que já foram ditos;
b) indicar um espaço de tempo entre uma pronúncia e e outra;
c) suprimir parte original de um texto que está sendo transcrito;
d) sugerir uma reflexão do interlocutor sobre o que está falando;
e) interromper uma sequência de ideias para iniciar outra sem ligações lógicas com a anterior.
JUSTIFIQUE A SUA ESCOLHA.

3º ANO PRODUÇÃO: É usado o discurso direto para dar voz a princesa. Complete o primeiro parágrafo com a fala da princesa no discurso indireto.
O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e disse que...

posted by ligne33dq