15 YouTube views, likes subscribers in 10 minutes. Free!
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

Duas Bombas Centrífugas em Paralelo Dobra a Vazão ? | Dimensionamento de Instalação de Bombeamento

Follow
Engenharia e Cia

Aprenda mais sobre BOMBAS CENTRÍFUGAS com o nosso curso BOMBAS CENTRIFUGAS: CONCEPÇÃO MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO.

Inscrevase em https://www.engenhariaecia.eng.br/cur...

Assista o vídeo até o final e pegue o seu presente.
######################################################
A bomba centrífuga (também chamada de bomba centrífuga pura ou radial) é uma subclassificação das turbobombas, cuja finalidade é o transporte de fluidos por escoamento.[1] Por se tratar de uma máquina hidráulica geratriz, o trabalho mecânico (ou de eixo) recebido é transformado em energia, que é transferida ao fluido sob a forma de energia de pressão e cinética. O trabalho de eixo normalmente é fornecido por meio de um motor elétrico, enquanto que a transformação de energia acontece no rotor (componente que difere este tipo de máquina dos demais).

Dentre as máquinas geratrizes existentes, as bombas centrífugas constituem as mais conhecidas e utilizadas, seja em processos de abastecimento de água, centrais de vapor, indústria petrolífera, saneamento básico, embarcações, combate a incêndios e até usinas nucleares. Destacase ainda que há máquinas hidráulicas com a função correspondente, que é a de transformar a energia hidráulica em trabalho mecânico. Estas são conhecidas como máquinas motrizes, onde destacamse as turbinas hidráulicas.[1]

Funcionamento

Vista em corte de uma bomba centrífuga
Uma bomba centrífuga trabalha transferindo energia cinética para o fluido e transformandoa em energia potencial, seja esta de posição ou, mais frequentemente, de pressão no bocal de descarga da bomba. Esta ação é realizada empregando os conceitos do Princípio de Bernoulli.

Acionada mecanicamente por um eixo rotativo, a rotação do rotor da bomba transfere energia para o fluido através das palhetas do rotor. O fluido presente na sucção entra no olho do rotor, uma cavidade de diâmetro menor, interna, a partir de onde escoa em direção ao diâmetro externo pelos canais formados entre as palhetas do rotor. O fluido deixa o rotor com considerável velocidade absoluta e uma parcela de energia cinética, que deve ser convertida em energia potencial de pressão. Isto é realizado nas partes não rotativas.

A forma mais frequente de recuperação de energia nas partes não rotativas é uma carcaça com formato espiral, conhecida como voluta, que termina em um bocal de recalque. Uma outra forma usual de dispositivo recuperador de energia é uma série de palhetas estáticas, chamada de difusor. O difusor com palhetas pode ser seguido de um canal de retorno, dirigindo o fluido a outro rotor, ou a um coletor espiral, muito semelhante a uma voluta.

A energia transferida pela bomba centrífuga ao fluido é função do diâmetro do rotor, da rotação de acionamento e do projeto do rotor. Se a descarga requer uma energia ainda mais alta que a fornecida pela bomba ao fluido, não há escoamento: o fluido é somente pressurizado.

Uma bomba centrífuga necessita ser selecionada com vistas a uma determinada aplicação: a simples instalação de uma bomba centrífuga qualquer em uma instalação hidráulica não garante o funcionamento do sistema. A aplicação requer adequação entre a bomba instalada, o sistema de tubulações empregado e do manancial supridor do fluido bombeado.
Tipos
Verticais
As bombas centrífugas verticais são, em sua maioria, construídas com eixos na horizontal. Embora bombas com eixo vertical também sejam fabricadas, há uma classe de bombas verticais na qual o rotor fica instalado na extremidade inferior de um eixo prolongado e assim mergulhado no fluido. Esta construção é conveniente quando, por exemplo, desejase elevar água de um rio ou lago sem submergir o acionador, geralmente um motor elétrico que não suporta a imersão. Estas bombas verticais são destinadas à instalação em um poço inundado com água e são ditas "bombas verticais de poço úmido".

As bombas verticais de poço úmido são chamadas também de bombas verticais tipo turbina. Num passado mais distante, bombas dotadas de difusores eram designadas bombas tipo turbina. Como as turbinas hidráulicas requerem a presença de pás diretoras para controle, as bombas dotadas de difusores com palhetas fixas eram denominadas bombas tipo turbina.

#####################################################
Ponto de Operação de Uma Bomba Centrífuga | Curva do Sistema | Curva da Bomba | Alteração de Curva
Ponto de Operação de Uma Bomba Centrífuga | Curva do Sistema | Curva da Bomba | Alteração de Curva
Ponto de Operação de Uma Bomba Centrífuga | Curva do Sistema | Curva da Bomba | Alteração de Curva

bomba,bomba centrifuga,como funciona a bomba centrifuga,bomba centrifuga funcionamento,altura manometrica,vazao,potência hidráulica,curva característica,vazao da bomba depende,o que é bep,ponto de maxima eficiência,cavitação,curva da bomba,como calcular a potência da bomba,o que é altura manometrica,pressao diferencial da bomba,dimensionamento de instalação de bombeamento

posted by mestnikunp