Learn how to get Free YouTube subscribers, views and likes
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

EXERCÍCIOS QUADRIL Impacto Femoroacetabular PROTOCOLO - Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

Follow
Dr. Robson Sitta

▼ (11)2528.4661 Ligue e agende sua consulta
Rua Coriolano 1480 Vila Romana (Lapa), SP.
Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

▼ INSCREVASE em nosso canal no YouTube e receba todas as novidades em tempo real: https://www.youtube.com/channel/UCb7a...

▼ Visite o site oficial e saiba mais: www.fisiositta.com.br

▼ CURTA no Facebook Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta: https://www.facebook.com/fisiositta?f...

▼ ADICIONE no LinkedIn Robson Sitta:   / robsonsit.  .

▼ SIGA no INSTAGRAM:   / robson.sitta  

FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA em ORTOPEDIA & TERAPIA MANUAL

Impacto Femoroacetabular (IFA) do Quadril

De forma geral, uma das causas mais comuns de dor no quadril em indivíduos adulto é a artrose dessa articulação, também conhecida como desgaste do quadril. E dentre as condições que frequentemente podem levar a esse desgaste, temos o Impacto Femoroacetabular (IFA).

Até pouco tempo atrás, uma grade parcela dos casos de artrose de quadril eram consideradas como sem causa aparente (idiopática), mas nos últimos 20 anos passouse a considerar que o IFA é responsável por uma quantidade expressiva desses casos, podendo ser também considerado uma das principais causas de artrose precoce (em indivíduos adultos jovens).

O que é Impacto Femoroacetabular (IFA)?


Impacto femoroacetabular é, basicamente, o contato anormal entre o fêmur e o acetábulo, que ocorre durante os movimentos do quadril.

Em quadris normais, durante movimentos do dia a dia ou exercícios comuns, não existe contato agressivo entre o fêmur e o acetábulo. Mas diante de um quadro de IFA, é observado o impacto entre as estruturas que compõe o quadril (colo do fêmur e o osso acetábulo) e consequentemente o comprometimento de toda a biomecânica dessa articulação.



De forma mais precisa, o termo IFA é usado para se referir a projeção óssea formada no colo do fêmur ou ao longo da borda do acetábulo, que implica diretamente em um impacto anormal e encaixe imperfeito da articulação do quadril. Esse impacto passa a acontecer durante os movimentos do dia a dia e o dano se exacerba ainda mais em caso da prática de atividades físicas que envolvam grandes amplitudes de movimento do quadril, como ballet, antes marciais, entre outros.

Com o passar do tempo e a execução repetitiva dos movimentos, esse impacto anormal pode resultar em excessivo atrito e consequentemente lesões das estruturas moles interpostas na articulação, como lábrum e cartilagem. Essa condição é considerada um possível fator de risco para o desenvolvimento de um desgaste precoce do quadril.

Quais os tipos de IFA?


Existem três tipos de impacto e estes estão relacionados, basicamente, com o tipo de deformidade e o ossoem que se apresenta:

Tipo CAM ou “Came”;

Tipo PINCER

Tipo MISTO



O impacto do tipo CAM é caracterizado pela presença de um contorno ósseo mais abaulado, com aumento de volume ósseo semelhante a uma “lombada”, na região de transição entre a cabeça e o colo do fêmur. Esse tipo é mais comum em homens, provoca lesão labral e é o principal responsável por lesão de cartilagem do quadril, pois durante os movimentos de flexão e rotação interna da coxa, essa “lombada óssea” promove uma espécie de raspagem no interior da borda do acetábulo e esse atrito pode lesionar a junção entre o lábrum e a cartilagem acetabular que se encontram nesse local de atrito.

O impacto do tipo PINCER representa a deformidade óssea no acetábulo e é caracterizado pela presença de uma proeminência óssea localizada na porção anterior e superior da borda do acetábulo. A lesão associada mais comum desse tipo de impacto é a lesão de lábrum, pelo fato deste ser diretamente comprimido entre o fêmur e o acetábulo nas posições de impacto. Pode haver também, lesão de cartilagem, porém é considerada uma lesão secundária nos casos de PINCER.

Essa deformidade é mais comum em mulheres e provoca um aumento da cobertura da cabeça do fêmur por parte do acetábulo e pode causar limitação dos movimentos do quadril, mais especificamente dos movimentos associados: flexão, adução e rotação interna da coxa.

A lesão do lábrum, provocada pelo PINCER, pode calcificar e isso aumenta ainda mais a cobertura do acetábulo sobre o fêmur.

O tipo MISTO é a forma combinada e mais comum (mais de 80% dos casos) de apresentação, com a presença tanto do CAM quanto do PINCER no mesmo quadril.

Tratamento Conservador
lesãodelabrum
O tratamento conservador é indicado em casos de deformidades leve, com lesões mínimas de lábrum e cartilagem e em estágios iniciais da dor e limitação funcional.

Normalmente é indicado o uso de medicamentos para alívio da dor e antiinflamatórios e também mudanças de hábitos de vida e afastamento de esportes que provocam sobrecarga e impacto direto nas estruturas do quadril.

posted by Korshamn7r