15 Free YouTube subscribers for your channel
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

Grandes VINHOS DE BORDEAUX na França

Follow
Vinhos de Bicicleta

Conheça nosso clube de vinhos, com foco em rótulos artesanais do mundo todo!
✅ Clube de Vinhos: https://www.vinhosdebicicleta.com.br/...

Vinho apresentado neste episódio: https://www.vinhosdebicicleta.com.br/...

Podcast Vinhos de Bicicleta: https://anchor.fm/vinhosdebicicleta

VINHOS: https://www.vinhosdebicicleta.com.br/...
CURSOS ONLINE: https://www.vinhosdebicicleta.com.br/...
ACESSÓRIOS EXCLUSIVOS: https://www.vinhosdebicicleta.com.br/...

Não é exagero nenhum dizer que Bordeaux representa um diamante francês vitivinícola, econômico e cultural, inclusive, muitos a reconhecem como “a nova Paris”. Essa área localizada no litoral oeste da França tem a água como característica crucial de seu terroir. O próprio nome Bordeaux faz referência aos rios que cruzam suas terras, afinal a palavra decorre da expressão “au bord de l’eau”, a qual pode ser traduzida literalmente para “na beira d’água”. São os rios Dordogne e Garone, que, ao se encontrarem, dão origem ao amplo estuário de Gironde, todos eles sendo grandes responsáveis por amenizar as temperaturas da região. Uma curiosidade interessante é que sem essas massas de água não existiria o ilustríssimo vinho bordalês Sauternes, afinal, para o aparecimento do fungo Botrytis cinerea é preciso que ocorra a névoa das primeiras horas da manhã, causada justamente pela umidade do ar e específica condição climática influenciada pelos rios. Além desses fatores ligados ao clima, as águas de Bordeaux também tiveram importância histórica do ponto de vista econômico, já que serviram como rota comercial para levar os vinhos franceses até o poderoso mercado consumidor britânico no período dos grandes reinados europeus.

Outro fator determinante é o solo de Bordeaux, o qual varia completamente entre a margem esquerda e a margem direita do estuário de Gironde. Essa condição acaba sendo decisiva para os vinhos produzidos em cada uma das margens. Do lado esquerdo, temos a predominância de solos pedregosos, que conseguem reter e irradiar o calor do dia de volta para as vinhas. Isso acaba possibilitando o cultivo de castas com maturação tardia, como é o caso da Cabernet Sauvignon. Não à toa, essa é a cepa mais importante das apelações situadas na margem esquerda, presente em diversos rótulos clássicos de Médoc, HautMédoc e Graves. Já na margem direita, os solos têm argila como maior parte da composição, ou seja, retêm mais água e menos calor. Sendo assim, é necessário optar por castas de maturação mais rápida, como é o caso da Merlot. As famosas apelações de SaintÉmilion e Pomerol, ambas na margem direita, também possuem vinícolas e rótulos clássicos, porém ali a estrela principal sempre foi a Merlot e não a Cabernet Sauvignon. Apesar dessas duas variedades serem soberanas em Bordeaux, outras castas permitidas na região são: Cabernet Franc, Malbec, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Sémillon, Muscadelle e Ugni Blanc.

Para reconhecer um vinho de Bordeuax, costumo dizer que o caminho mais fácil é pelo olfato, pois a grande maioria dos rótulos possui certa rusticidade inerente a eles. Sabe quando você sente aromas de fazenda, estrebaria, couro, terra molhada? Então, isso é muito comum em exemplares bordaleses. Outra característica interessante é a variação de safra para safra, devido às instabilidades climáticas da região. Enquanto os anos de 2001 e 2002 geraram vinhos menos complexos e, consequentemente, mais baratos, as safras de 2005 e 2009 foram algumas das melhores dos últimos 100 anos, carregando seus rótulos para leilões, além de adegas de colecionadores e grandes compradores chineses. Por fim, não posso esquecer de mencionar o elevado potencial de guarda de boa parte dos vinhos produzidos por lá, que pode chegar a 10, 30, 50 anos de evolução em garrafa. Assim é formada a tipicidade do vinho de Bordeaux, um patrimônio tanto para a França como para os enófilos de plantão ao redor do mundo.

by Sommelier Rodrigo Ferraz | Direitos Reservados

#bordeaux #vinho #vinhofrances

posted by vedlagdeuh