Get YouTube subscribers that watch and like your videos
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

Junto ao sobranceiro castelo do Lindoso encontra-se o maior aglomerado de espigueiros de Portugal

Follow
Lugares Encantados em Portugal

A aldeia de Lindoso pertence ao concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, fazendo fronteira já com o Alto Minho, no Norte Portugal e com a Espanha, está inserida no Parque Nacional da PenedaGerês.
É conhecida pelo seu castelo mas também por ter o maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica.
Só na eira comunitária junto ao castelo existem 52 espigueiros construídos nos séculos XVIII, XIX e XX, sendo que todos são propriedade privada.
O mais antigo espigueiro do Lindoso tem a inscrição do ano de 1610 e está localizado perto da aldeia, ficando um pouco mais distante.

Do alto das muralhas do Castelo do Lindoso, deleitanos pousar o olhar sobre este interessante núcleo dos Espigueiros, e sua eira comunitária, onde eram malhados os respectivos cereais. Tratase do maior aglomerado do país, símbolo do trabalho comunitário de outros tempos. Todos os celeiros dos moradores da velha po­voação aí se concentram. São airosos e de esmerada cantaria de granito, quase todos. Temse a impressão, em face de cada um, que se trata de um cofreforte medievo. O conjunto, impressiona pela sua aglomeração, como pela elevada qualidade e mestria com que foram construídos, tendo na sua cumeeira a tradicional cruz também de granito talhado, como símbolo protetor, para proteger a sementeira, de um ano inteiro de trabalho. Fundamental para a sobrevivência, nos longos invernos, húmidos e frios da região minhota. Este conjunto é marcado pela excelência arquitectónica, e pelo seu harmonioso enquadramento paisagístico.
Os espigueiros concentramse em torno de uma única eira, retangular, reve­lando a importância do trabalho coletivo próprio das comunidades de montanha.

Uma curiosidade, é a posição traseira, dos espigueiros virada a sudoeste, geralmente donde vem as grande intempéries, evitando desta forma que as humidades da chuva, se entranhassem nas sementes danificandoas.

Outra curiosidade, a produção do pequeno grão de milho painço foi substituída na altura dos Descobrimentos por sementes de milho cuja produção era consideravelmente maior. Por esta razão as pessoas deixaram de ter espaço para guardar o milho em suas casas e começaram a construir os espigueiros.
De salientar, de ser o única região de Portugal, classificada com estatuto de, Parque Nacional PenedaGerês que conjuntamente com o Xurés do lado galego, foram classificados pela UNESCO como reserva da biosfera desde 2009. O património natural e cultural são também o grande destaque, mas a gastronomia também deve ser considerada, já que nesta região, como todos sabemos, tem uma forte ligação entre os recursos endógenos, a gastronomia e os vinhos. Só visitando o território é que se tem a perceção da sua grandeza, riqueza e autenticidade. O próprio território é uma atração turística já que ele encerra elementos naturais de indescritível beleza onde se encontram comunidades locais que ainda colocam em prática tradições ancestrais, o saber, e o fazer.
O conjunto de espigueiros do Lindoso e respetivo local onde se implantam, estão classificados como Imóvel de Interesse Público.

posted by sharkfinblogzk