Free YouTube views likes and subscribers? Easily!
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

Metrô do Rio de Janeiro/RJ

Follow
THE RAILWAY

INSCREVASE NO CANAL THE RAILWAY
E não se esqueça de deixar o like e ativar o sininho para não perder nenhuma notificação!

No vídeo, você poderá conferir uma série de registros do Metrô do Rio de Janeiro. Construído pelo estado a partir do final dos anos 70 por meio da Cia. Do Metropolitano do Rio de Janeiro e Operado atualmente pela concessionária "MetrôRio" (esta por sua vez controlada pela Invepar, concessão existente desde 1998), o sistema é composto por 03 linhas: a linha 1 (ligação entre Uruguai e General Osório), a linha 2 (ligação entre Pavuna e Botafogo) e a linha 4 (uma continuação da linha 1, interligação entre General Osório e Jardim Oceânico). Tratase de uma rede de 57 Km de extensão e 41 estações, diariamente por cerca de 660 mil pessoas.
O Metrô do Rio de Janeiro se diferencia de outras redes (São Paulo principalmente) pelas seguintes características: Circulação de trens compartilhada, Operações diferenciadas em contextos específicos e o regime de tráfego mútuo. No trecho entre as estações Central e Botafogo, os trens das linhas 1 e 2 circulam pela mesma via, cabendo ao passageiro se atentar ao destino final da composição por meio de sinalizações nas plataformas e pelos indicadores de destino laterais dos trens, localizados acima das portas.
Outro aspecto é que a linha 2, proveniente da estação Pavuna, termina oficialmente na estação Botafogo. No entanto, eventualmente, os trens da linha 2 prestam serviço até General Osório, parando em plataformas exclusivas na referida estação (ou seja, não são as mesmas utilizadas pelos trens das linhas 1 e 4). Quando essa alteração na linha 2 ocorre, a concessionária informa previamente aos usuários.
Já a linha 4, que interliga General Osório a Jd. Oceânico, é uma continuação da linha 1, ou seja, ocorre regime de tráfego mútuo: os trens da linha 1 circulam na linha 4 e viceversa, tal qual ocorre com as linhas 7 e 10 de trens em São Paulo.

Sobre a frota de trens, ela é composta pelas séries 1000 (fabricação mafersa, anos 70), 2000 (fabricação alstom, anos 80 e 90), 4000 e 5000 (trens chineses, fornecidos pela CRRC). Toda a frota pode circular em qualquer linha, no entanto, na linha 2 predominam os trens chineses enquanto que nas linhas 1 e 4, os trens fabricados pela mafersa.

Ao assistir o vídeo, você poderá conferir movimentações de trens em algumas estações e imagens internas dos trens das séries 1000, 2000, 4000 e 5000. Consta, neste vídeo:

Movimentação de trens na estação Irajá;
Imagens da estação Pavuna;
Registros internos dos trens chineses;
Imagens da estação Cidade Nova;
Imagens da plataforma da estação Central;
Registros internos dos trens Mafersa;
Movimentação de trens na estação Glória;

As gravações ocorreram nos dias 30 e 31 de Março de 2024

Obs: Nos dias da gravação deste vídeo, os trens da linha 2 estavam indo até General Osório.

posted by Stoszycegw