Free YouTube views likes and subscribers? Easily!
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

MONTE VERDE / MG - Um passeio de trenzinho pela cidade - Verão /2024 .

Follow
ANTONIO CARLOS VASCONCELOS DE MATTOS

Nosso passeio de hoje é em MONTE VERDE/MG . a cidade charmosa de Minas Gerais , a Letônia Mineira .
Fica no extremo sudoeste do estado, na Serra da Mantiqueira, a 484 km da capital, Belo Horizonte. Tem acesso pela Rodovia Fernão Dias, parte da BR381, com os 30 km finais (da sede do município ao distrito) em estrada íngreme. Outra opção de acesso é a estrada de terra que liga Monte Verde ao distrito de São Francisco Xavier, no município de São José dos Campos, estado de São Paulo, com acesso pela Rodovia Monteiro Lobato (SP50).
Monte Verde está a 1555,5 metros de altitude. Seu clima é tropical de altitude , com características de clima subtropical devido a seu relevo montanhoso. Mesmo em baixa latitude, 22º51'47" S, sua temperatura atinge valores negativos no inverno (Julho). Seus verões são amenos e chuvosos e seus invernos são frios e pouco secos.
Com vocação turística e ótimas pousadas, Monte Verde tem como característica principal a natureza exuberante e o frio na temporada de inverno. Se Campos do Jordão é a Suíça do estado de São Paulo, Monte Verde é a do estado de Minas Gerais, tendo recebido significativo afluxo de imigrantes europeus. A altitude contribuiu para que se estabelecesse um elo climático e cultural com a origem desses imigrantes.
Situada no alto da Serra da Mantiqueira, Monte Verde conta com brisas frescas, vistas deslumbrantes e casas em estilo europeu que dão um charme alpino ao distrito. As trilhas para caminhada que seguem em todas as direções atraem moradores e visitantes para bosques de pinho exuberantes, picos rochosos e quedas d'água.
Monte Verde, um paraíso ecológico na Serra da Mantiqueira a 1550 m de altitude, parte da Mata Atlântica e da Floresta de Araucárias, cercada por montanhas que chegam a 2080m de altitude, vislumbrando vales esplendorosos, dentre eles o do Paraíba que serpenteia entre a Mantiqueira e a Bocaina.
Fundada em 1950, doze anos após a chegada do casal de letões Werner e Emília Grinberg, que ali se estabeleceram e emprestaram a tradução de seu nome ao vilarejo, hoje, Distrito de Camanducaia e Estância Climática de Minas Gerais.
Monte Verde, com seu clima ameno, atraiu alemães, suíços e italianos que também vieram se estabelecer nessa região, contribuindo para a atmosfera “alpina” do lugar.
Considerado um dos destinos mais românticos do Brasil, Monte Verde atrai casais enamorados que curtem a natureza e o clima propício à lareira e uma boa comida, não faltando programas ecológicos para ajudar a manter a forma.
Conhecida como “Suíça Mineira”, Monte Verde fica a mais de 1500 metros de altitude, ao extremo sul de Minas Gerais e chama atenção por sua arquitetura alpina, herança dos imigrantes europeus e pela variedade dos atrativos turísticos, como pousadas aconchegantes, hotéis e spas luxuosos, além de restaurantes de diversos estilos, de bistrôs a cantinas italianas, de botecos a restaurantes mineiros, com boas opções de lojas de sabonetes, roupas ou chocolates.
Os costumes trazidos pelos primeiros moradores, o casal leto Verner Grinberg e Emilia Grinberg, e pelos alemães, suíços e italianos que foram chegando depois, também colaboram para o ar europeu que se respira em Monte Verde. Mas a vila tem personalidade e sotaque próprio. A hospitalidade, por exemplo, é típica do povo mineiro. Basta ir a uma das casas de queijos e vinhos, localizadas na principal avenida, para ter certeza que o clima pode ser suíço, mas o prazer em receber é do autêntico mineiro.
Acolhedora, Monte Verde recebe e agrada famílias com filhos pequenos, jovens em busca do ecoturismo e casais apaixonados. A geografia local colabora para essa união de interesses tão diferentes, pois atende tanto quem busca o turismo contemplativo, como quem não se contenta apenas em apreciar belas paisagens e quer interagir, explorar e “viver” mais emoções do que cabem em um álbum de fotos da viagem. Ou seja, Monte Verde oferece prazeres para quem só quer fazer uma boa caminhada pela manhã, saborear um bom fondue, namorar à beira da lareira, cavalgar com as crianças e também para os adeptos do montanhismo e do radical rappel.
Caminhando pelas trilhas, o turista pode ser surpreendido por esquilos, veados, tucanos e beijaflores, dentre inúmeros outros animais silvestres da riquíssima fauna da Mata Atlântica .
Afinal , é muito difícil passear em Monte Verde e não gostar do passeio !!!
Tudo é um charme de uma cidade única .
Bom entretenimento à todos !!!

posted by ledana3p