Grow your YouTube channel like a PRO with a free tool
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

O MELHOR MALBEC QUE JÁ PROVEI.

Follow
Apaixonado por Vinhos

Este Malbec é Campeão! Foi aclamado pela crítica e pelos apreciadores.

Correção: A quarta figura do rótulo é Adriana Catena e não Angélica, como mencionado no vídeo. Da mesma forma o vinhedo do Vale do Uco chamase Adriana.

00:00 Eu amo Malbec.
Este é o melhor Malbec que já provei.

00:50 Que vinho é esse?
É o CATENA ZAPATA MALBEC ARGENTINO.

01:31 Catena Zapata.
Catena Zapata é a bodega que colocou o Malbec no cenário mundial e isto se deve a Nicolás Catena, um visionário que acreditou na vinicultura de altitude.

02:18 Rótulo: Eleonor de Aquitânia
O novo rótulo do Malbec Argentino mostra 4 figuras femininas. É uma rica homenagem à história da casta Malbec e ao trabalho pioneiro da Catena Zapata nas últimas décadas.
A primeira figura feminina é Eleonor de Aquitânia, ela foi a Rainha da França e também Rainha da Inglaterra. Ela tinha uma especial predileção por um vinho negro feito Em Cahors na França, que é o nosso Malbec. Ela levou o Malbec para a corte e inglesa.

4:56 Ana Mosceta.
A segunda figura feminina é Ana Mosceta, que representa todos os imigrantes italianos. Ela casouse com Nicóla Catena e em 1902 eles plantaram o primeiro vinhedo de Malbec da família.

05:59 Madame Filoxera.
A terceira figura feminina representa a Madame Filoxera. Filoxera é a praga que dizimou os vinhedos europeus no século XIX, inclusive os vinhedos de Malbec. Mas, providencialmente, mudas foram trazidas para a Argentina antes da praga.

06:45 É Adriana Catena.
A quarta figura feminina é Adriana Catena, e não Angêlica como mencionado no vídeo, representando todo o renascimento da Malbec na Argentina através de sua família.

07:52 Altitude.
Antigamente Malbec de Mendoza tinha em Maipú a sua tradicional região de produção. Os vinhedos dificilmente chegavam a 750m de altitude e era comum uvas muitos maduras que geram vinhos muito frutados, mas com pouca acidez, o que tornava o Malbec pesado e até enjoativo.
Mas, desejoso de produzir um Malbec mais elegante, com maior frescor, isto é, com mais acidez, Nicolás decidiu subir o Vale do Uco, 1300 metros de altitude, onde ninguém havia plantado uma só videira. A altitude proporciona noites mais frias o que atrasa a maturação da uva e mantém a sua acidez e a acidez é a chave para a elegância do Malbec.

10:27 A crítica internacional.
O respeitado crítico vinhos Robert Parker, ao provar o Malbec da Catena Zapata concedeu uma nota altíssima e foi o que bastou para que os holofotes do mundo todo se projetassem sobre a Catena Zapata e o sobre o Malbec. Recentemente, a safra de 2019 arrematou nada menos que 99 pontos de outro famoso crítico: James Suckling.

11:27 Dois Vinhedos.
Este vinho vem de dois vinhedos, ambos situados em Mendoza. Um de menor altitude, o centenário vinhedo Nicasia, que fica na região de Maipú e, o outro, o vinhedo Adriana (e não Angélica como referido no vídeo), fica no Vale do Uco, já com grande altitude. As uvas de Maipú entregam a riqueza e opulência da fruta. Já, o Vale do Uco, com sua altitude e maduração mais lenta das uvas é responsável por uma maior concentração de acidez e agrega ao vinho mais frescor e elegância e até de notas florais.

12:23 Vindima e vinificação.
As uvas são colhidas manualmente e cada vinhedo tem a sua colheita em seu ponto ideal de maturação, em datas diferentes, por isso uvas de cada vinhedo são vinificadas separadamente e depois realizado o Blend.

13:47 Fermentação em barricas.
Diferente do costumeiro, a fermentação não é feita em tanques. Resgatando uma tradição antiga da Europa, a fermentação é realizada em barricas novas de carvalho francês de 225 a 500 litros, por um período de 30 dia. Concluída a fermentação o vinho estagia de 18 meses em barricas de carvalho francês.

15:17 Degustação.
Tem cor rubi com halo púrpura, de média intensidade. Aaromas de média intensidade, com notas florais, como violeta, que é uma das características do Malbec de altitude do Vale do Uco. Muita fruta negra, ameixa preta, groselha, notas de carvalho e até grafite. É seco, com acidez superior à média, que lhe dá muito frescor e elegância. Taninos muito macios, eu diria aveludados. Álcool de 14% muito bem integrado, não incomoda. Uma grande e explosiva concentração de fruta vibrante. Na boca ainda percebo notas de café, chocolate amargo e especiarias que surgem do estágio em barricas francesas, inclusive especiaria picante e delicadas notas terrosas. É um Malbec macio, cremoso e com final longo. Eu o classifico esse vinho como excelente.

20:17 Preço.
Esta garrafa eu comprei em Mendoza, na loja Malbec Shop Wine e paguei, pelo câmbio de julho, R$ 400,00. No Brasil ele é importado pela Mistral que, em seu site, oferece pelo preço de R$ 1.270,00.

22:01 Eu quero saber.


Sou Mauricio Ferreira, um Apaixonado por Vinhos.
Sou Certificado pela Wine & Spirit Education Trust WSET, Nível 3 e pela
Wine Scholar Guild, no French Scholar Wine FWS, um curso aprofundado sobre vinhos da França.

posted by jauhw3