Grow your YouTube channel like a PRO with a free tool
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

O mundo perturbador de O Rei de Amarelo | Formiga na Tela 306 - Formiga Elétrica

Follow
Formiga Elétrica

Compre sua edição de O REI DE AMARELO: https://amzn.to/2Vn7wIv

Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: https://apoia.se/formigaeletrica

Acesse nosso SITE: https://formigaeletrica.com.br/​
FACEBOOK:   / formigaeletrica​  
TWITTER:   / formigaeletrica​  
INSTAGRAM:   / formiga.ele...​  

Ouça nosso PODCAST:   / formigaeletric...​  
Spotify: https://open.spotify.com/show/0DTLIkS...

O fim do século XIX foi bastante representativo em termos artísticos e, evidentemente, a Literatura de Terror vinha agregando elementos da contemporaneidade e preparando o terreno para a consolidação do Horror Cósmico no século seguinte. Um dos recortes mais emblemáticos neste sentido é a obra de Robert W. Chambers, com seus quatro contos com a presença de O Rei de Amarelo. Com similaridades evidentes entre esses trabalhos e a mitologia que Lovecraft apresentaria depois, Chambers legou aos entusiastas do medo algumas das narrativas mais notáveis.

O tal rei é um personagem de uma peça fictícia, cuja leitura do segundo ato causa uma inexplicável loucura. Insinuando bastante para criar uma atmosfera de estranheza e confusão, o autor foi muito bem sucedido. Lembrando que os contos aparecem em um contexto concomitante ao nascimento da psicanálise, e sendo a mente um dos territórios mais misteriosos até hoje, ele transcendeu sua época. Evidente que os primeiros leitores poderiam até acreditar que seria possível alguém enlouquecer lendo uma peça, mas a ausência deste detalhe nos leitores de hoje em dia não tira sem impacto.

A importância e a influência de O Rei de Amarelo é imensa. O público em geral hoje fala bastante em outros expoentes do Horror Cósmico, mas existe algo da presença de Chambers em várias obras. Algumas citando diretamente, como a primeira temporada de True Detective, ou outras indo por um caminho mais sutil. De qualquer forma, obrigatório.

Faltou alguma coisa? Gostaria de acrescentar algo? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazêlo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!

[email protected] (para sugestões e comentários sobre o vídeo)
[email protected] (para questões comerciais)

#literatura #editoraintrinseca

posted by Zoptenuc