15 YouTube views, likes subscribers in 10 minutes. Free!
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

Planos e Enquadramentos para videos

Follow
Michael Oliveira

http://www.michaeloliveira.com.br. Neste vídeo eu falo sobre planos e enquadramentos para vídeos que vão te ajudar a profissionalizar cada vez mais seus vídeos.

Planos e Enquadramentos para vídeos são dúvidas muito recorrentes entre a minha audiência. Por isso, decidi gravar este vídeo para mostrar como eles funcionam e como este recurso é essencial para a qualidade do seu vídeo.

O enquadramento engloba todos os elementos que farão parte da cena em uma gravação. Ter noção de enquadramento é o fator mais importante, pois dele depende o visual da cena, pequenos detalhes que são totalmente perceptíveis pelo espectador.

Existem 3 elementos que compõem o enquadramento: o plano, a altura do ângulo e o lado do ângulo.

O PLANO é definido pela distância que é dada entre a câmera e o objeto que está sendo filmado (considerando o tipo de lente que está sendo usada). É subdividido entre: PLANO ABERTO, PLANO MÉDIO e PLANO FECHADO.

PLANO ABERTO ou "Long Shot": é conhecido também como Plano de Ambientação, ou seja, nesta tomada todo o ambiente é enquadrado na cena. Neste caso, a câmera fica distante do objeto, de modo que este fica em menos evidência na cena, ocupando uma pequena parte do cenário.

PLANO MÉDIO ou "Medium Shot": também é conhecido como Plano de Posicionamento e Movimentação, onde a câmera fica posicionada à uma distância média do objeto, sendo que este ocupa um espaço mais amplo do ambiente em comparação com o Plano Aberto. Porém, no Plano Médio ainda sobra algum espaço à volta do objeto no enquadramento.

PLANO FECHADO ou "close up": também conhecido como plano de expressão. Nele, a câmera fica bem próxima do objeto, proporcionando maior visibilidade das expressões do personagem em destaque.

Mas, existem planos que nos dão uma noção mais definida sobre a estrutura do que está sendo gravado. E é a este ponto que damos destaque nesta oportunidade:

Grande Plano Geral (GPG): a câmera mostra todos os elementos que fazem parte da cena e o personagem fica em menos evidência.

Plano Geral (PG): neste caso, o personagem fica em maior destaque (tomada de corpo inteiro), porém ainda sobram espaços mostrando alguns elementos na cena. Neste plano você precisa cuidar com o espaço entre o "teto" e o "chão" (veja o exemplo no vídeo).

Plano Americano: podemos definir o Plano Americano como o enquadramento do personagem do joelho (mais ou menos) até a cabeça. O Plano Americano foi primeiramente utilizado nos filmes de “Velho Oeste”, pois era necessário mostrar o coldre das armas. Se repararmos o nosso diaadia, quando estamos, em pé, conversando com alguém, a vemos em Plano Americano. Por isso, utilizamos este plano para passar ao telespectador a ideia de que ele está participando da cena.

Este é um plano que mostra muito movimento do personagem e pouca expressão facial. Pode ser utilizado para demonstrar familiaridade, dramaticidade corporal e ação corporal.

Plano Médio (o meu preferido): enquadra mais ou menos da cintura para cima. Neste plano é muito mais nítido perceber a emoção facial do personagem, valorando muito a dramatização neste tipo de enquadramento, e o cenário se torna menos importante.

DICA: Quando você estiver escrevendo o seu roteiro, já inclua qual o tipo de enquadramento será usado na cena.

Quer saber mais detalhes sobre planos e enquadramentos para vídeos? É só dar um play no vídeo.

Um grande abraço do seu amigo,

Michael Oliveira
#VideosConectam

posted by pellobrinj6