Get real, active and permanent YouTube subscribers
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

#TASTE''navigationEndpoint':{'clickTrackingParams':'COEBENbKAxgIIhMIgpj1ys2KiAMVsto_BB0G-AUI''commandMetadata':{'webCommandMetadata':{'url':'/hashtag/taste''webPageType':'WEB_PAGE_TYPE_BROWSE''rootVe':6827'apiUrl':'/youtubei/v1/browse

Follow
Azores Taste

Na ilha Terceira, a última paragem da equipa do projeto TASTE foi na freguesia das Lajes, concelho da Praia da Vitória, sendo que aproveitámos para falar com Adriano Freitas e Filomena Meneses sobre o itinerário da gastronomia tradicional do Carnaval, na zona do Ramo Grande.
O Carnaval na Terceira, que decorre durante quatro dias, começa a ser preparado com muita antecedência e, em muitos casos, ainda durante o verão, sendo este um dos momentos altos no calendário de festividades populares da ilha caracterizado pelas Danças, Bailinhos e Comédias, um verdadeiro elemento distintivo e característico desta manifestação imaterial, que torna o período carnavalesco tão peculiar e único para os terceirenses.
Nesta conversa, tivemos a oportunidade de ver a confeção das filhoses da sertã e e não deixamos passara esta ocasião para conhecer as memórias e as vivências da infância e juventude dos nossos interlocutores, relembrando outras iguarias provenientes da doçaria do Carnaval, como sejam as filhoses de forno e escaldadas (estas últimas em vias de extinção), as rosas do Egito e os coscorões. Para complementar a nossa conversa, presenciamos e provamos, outras tradições gastronómicas deste período na Terceira, nomeadamente as bolachas republicanas, bichos de milho, arranhados, suspiros e os rebuçados de Carnaval. Nas bebidas não podem faltar os licores caseiros e a aguardente para aquecer nos dias frios desta época.
A presente recolha contou com a colaboração da Casa de Campo Ti José Borges e do Museu do Carnaval da Ilha Terceira “Hélio Costa”, esta última, unidade museológica fundada em outubro de 2005, localizada na Vila das Lajes e inserida numa casa típica do Ramo Grande.
Forma de citar o texto: CHAVES, Duarte Nuno. 2021. "As filhoses da sertã: vivências do Carnaval na ilha Terceira" in: TASTE Taste Azores Sustainable Tourism Experiences.
Vídeo produzido no âmbito do trabalho de campo realizado pelo projeto TASTE.
TASTE é um projeto desenvolvido pelo CEEAplA (Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico) e pelo CHAM – Centro de Humanidades da Universidade dos Açores, com a colaboração da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores.
Projeto financiado pelo PO Açores 2020 ACORES010145FEDER000106. #TASTE #azores #azoresislands #azoreswhatelse #Açores

posted by gargallk6