Grow your YouTube views, likes and subscribers for free
Get Free YouTube Subscribers, Views and Likes

Vitória da esquerda ou impasse na França?

Follow
CartaCapital

As eleições legislativas francesas tiveram um resultado inesperado: a Nova Frente Popular, que une várias correntes progressistas, fez mais cadeiras que o centro e a extremadireita.

O presidente Emmanuel Macron antecipou as eleições em uma tentativa arriscada de virar a mesa após a vitória da extremadireita no Parlamento Europeu. A Nova Frente Popular quer reconhecer o Estado Palestino e propor um cessarfogo entre Israel e Hamas. Na economia, promete aumentar o salário mínimo e controlar preços de alimentos e serviços essenciais. Também quer revogar a reforma da previdência de Macron, que aumentou a idade de aposentadoria para 64 anos.

Apesar do alívio imediato e das perspectivas de futuro, a França enfrenta um impasse: a coalizão é um mosaico de partidos que nem sempre se entendem e, além disso, não conquistou a maioria absoluta. Outra dúvida é sobre quem será o primeiroministro. Um dos cotados é JeanLuc Mélenchon, o líder da França Insubmissa – e quase sempre tachado de ‘radical’ por alguns pares da Nova Frente Popular. Formalmente, contudo, a escolha do futuro primeiroministro cabe a Emmanuel Macron.

O fato é que, para governar, as coalizões precisarão se entender. A história recente mostra que, quando presidente e primeiroministro não se alinham, o governo paralisa.

Seja membro do Clube do Canal de CartaCapital e tenha acesso a benefícios exclusivos:
https://bit.ly/ClubeDoCanal

Assine e apoie CartaCapital: https://bit.ly/CartaYoutube

Inscrevase no canal de CartaCapital no YouTube:
https://www.youtube.com/cartacapital?...

Siga CartaCapital nas redes sociais:
Facebook:   / cartacapital  
Twitter:   / cartacapital  
Instagram:   / cartacapital  

posted by hegskyfk0